É muito provável que em uma mesa de bar você já tenha participado ou ao menos escutado alguém falar sobre quais são os maiores clubes do Brasil por década, certo? Caso você ainda não visto algo assim, pode ter certeza que a discussão um dia chegará entre o seu círculo de amizades. Ou melhor, ser um sujeito de sorte e ter se deparado com esse artigo, que tratará justamente esse assunto. Partiu?
Quais são os maiores clubes do Brasil?
Recentemente, preparamos um artigo aqui no ApostasFC sobre uma lista dos 30 maiores clubes do Brasil desde 1950. Como ela rendeu e muito, decidimos agora realizar um estudo sobre os maiores clubes do Brasil, só que por décadas. A contagem desta lista, contudo, foi feita a partir de 1960, ano que começou a existir a Conmebol Libertadores.
Critérios utilizados
Diferentemente da lista dos 30 maiores clubes do Brasil desde 1950, esse estudo aqui não terá o Mundial de Clubes como principal peso, e sim a relevância do clube no país. Isto é, o somatório de títulos relevantes será o principal critério. Fora isso, além do clube protagonista, incluiremos também a equipe coadjuvante no país. Confira abaixo os títulos que serão considerados:
- Campeonato Estadual
- Torneio Rio-São Paulo
- Copa Mercosul
- Copa Sul-Americana
- Copa do Brasil
- Campeonato Brasileiro
- Conmebol Libertadores
- Mundial de Clubes
Década de 1960
- Protagonista: Santos
- Coadjuvante: Palmeiras
Se teve um clube que mudou a história de um país neste esporte apaixonante esse clube é o Santos. O alvinegro praiano papou nada mais, nada menos do que 19 títulos na década de 1960, incluindo dois Mundiais, duas Libertadores e seis Brasileirões.
Além destes, levou oito Paulistões e três Torneio Rio-São Paulo. Vale ressaltar que um certo camisa 10 aí foi um dos principais responsáveis por isso. Pelé, morto em dezembro de 2022, colocou o Peixe no mapa do futebol mundial.
Mas há 60 anos outro clube também foi muito importante e alcançou grandes títulos: o Palmeiras regido por Ademir da Guia. A famosa “Academia” levou três Brasileirões, uma Rio-São Paulo, dois Paulistões e ficou com dois vices da Libertadores na década.
Década de 1970
- Protagonista: Internacional
- Coadjuvante: Fluminense
Pensa num futebol bonito e um time que encantou o Brasil há cinco décadas atrás. Esse foi o Internacional de Falcão e companhia. O Colorado foi o primeiro tricampeão brasileiro, desde que o campeonato deixou de ser chamado de Robertão e posteriormente Taça de Prata.
Foram três títulos nacionais e incríveis oito estaduais, conquistados em sequência. Como coadjuvante nacional, a “Máquina Tricolor”. O Fluminense liderado por Rivellino levou um Campeonato Brasileiro e quatro Carioca.
Década de 1980
- Protagonista: Flamengo
- Coadjuvante: Grêmio
Na primeira metade dos anos 1980, o Flamengo de Zico era simplesmente imbatível. Foram três campeonatos nacionais, dois cariocas e uma Libertadores e Mundial, ambas em 1981. O Rubro-negro encantou o país na década que viu sua torcida aumentar cada vez mais devido às transmissões televisivas.
Já o Grêmio teve de se de contentar como o time coadjuvante daquela época. Ainda assim, foram diversos títulos, como um Mundial, uma Libertadores, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil e seis Gauchões.
Década de 1990
- Protagonista: São Paulo
- Coadjuvante: Palmeiras
Bem como o Santos, o São Paulo de Telê Santana é o único clube brasileiro bi mundial em dois anos consecutivos. Campeão em 1992 e 1993, o Tricolor ainda levou nestes anos a Libertadores, sendo vice em 1994. Na década, conquistou também uma Sul-Americana, um Brasileirão e um vice-campeonato, e três Paulistões.
Como coadjuvante de luxo, temos o Palmeiras “Parmalat”, que ganhou praticamente todos os títulos possíveis nos quais disputou, exceto o Mundial. Nos anos 90, a equipe de Evair (entre outros craques) abocanhou dois Brasileirões, uma Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Copa Mercosul, um Rio-São Paulo e três Paulistões.
Década de 2000
- Protagonista: São Paulo
- Coadjuvante: Internacional
Se o Tricolor Paulista foi o segundo e último bi mundial brasileiro, o clube também é o único que aparece em duas décadas seguidas como protagonista do futebol brasileiro. O São Paulo de Rogério Ceni simplesmente conquistou, na primeira década do novo século, três Brasileirões seguidos, uma Libertadores, um Mundial, um Rio-São Paulo e dois Estaduais.
Todavia, outra equipe fez bonito na década retrasada. O Internacional de Fernandão conquistou o mundo e viu sua hegemonia estadual aumentar ainda mais. O Colorado ganhou uma Libertadores, um Mundial, uma Sul-Americana e seis Gauchões, além de ter sido vice do Brasileirão e da Copa do Brasil em duas e em uma oportunidade, respectivamente.
Década de 2010
- Protagonista: Corinthians
- Coadjuvante: Cruzeiro
Um Mundial, uma Libertadores, três Brasileirões e quatro Paulistões. Essa foi a sala de troféus do Corinthians de Tite e Fábio Carille. O timão foi soberano na década passada, tendo levado os principais títulos no qual disputou – os paulistas também foram vice-campeões da Copa do Brasil.
Título que perderam para o Cruzeiro, o coadjuvante dos anos 2010. A Raposa, liderada pelo goleiro Fábio, conquistou dois Campeonatos Brasileiros e duas Copas do Brasil em sequência, além de ter vencido quatro estaduais.
Década de 2020 (atual)
- Protagonista: Palmeiras
- Coadjuvante: Flamengo
Por fim, chegamos a atual década no qual todos nós estamos. E de 2020 para cá, é possível observar uma certa alternância entre dois times poderosos. Primeiro o protagonista Palmeiras de Abel Ferreira, que tem pequena vantagem em relação ao coadjuvante Flamengo de Gabigol e cia.
O Verdão venceu, nos últimos quatro anos, duas Libertadores, dois Brasileirões, uma Copa do Brasil e três estaduais. Enquanto que o Fla conquistou uma Libertadores, um Brasileirão, uma Copa do Brasil e dois estaduais.
Gostou da nossa lista? Então bora apostar!
Sabia que a BetWarrior já está com cotações abertas para o possível campeão do Brasileirão 2024 mesmo ainda faltando mais de três meses para o início do campeonato? Isso mesmo, já é possível observar as cotações do mercado “Vencedor”, presente na seção “Brasileirão Série A”. Confira abaixo as odds dos 10 principais favoritos a levar o principal caneco do país:
- Flamengo – 3.50
- Palmeiras – 4.00
- Atlético-MG – 6.00
- Fluminense – 9.00
- São Paulo – 15.00
- Internacional – 17.00
- Grêmio – 17.00
- Corinthians – 21.00
- Red Bull Bragantino – 26.00
- Athletico-PR – 34.00